18ª Primavera dos Museus começa dia 23 com foco em acessibilidade e inclusão

Cultura

Com início marcado para 23 de setembro, a 18ª edição da Primavera dos Museus se estenderá até o dia 29, trazendo o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. O evento, organizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), contará com uma programação diversificada no estado, com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e FCMS (Fundação de Cultura). A Primavera dos Museus é uma temporada cultural anual que ocorre no começo da estação homônima e, a cada ano, propõe um tema específico para direcionar as atividades dos museus.

A iniciativa visa promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, buscando ampliar o público visitante e fortalecer a conexão entre os museus e a sociedade. Desde a primeira edição, tem-se observado um aumento médio de 18% na participação dos museus e de 21% no número de eventos cadastrados.

O tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, escolhido por meio de consulta às instituições participantes da edição anterior, destaca o papel dos museus em garantir acesso a todos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

Aberta à participação de museus, instituições de memória e espaços culturais de todo o país, a Primavera dos Museus já conta com inscrições de várias unidades. Em Mato Grosso do Sul, o Siem-MS (Sistema Estadual de Museus) já divulgou parte de sua programação, e novas atividades poderão ser acrescentadas até 13 de setembro, data limite para o cadastro.

Segundo Cristiane Freire, coordenadora do Siem-MS, a Primavera dos Museus tem como objetivo engajar o maior número possível de instituições, reforçando o papel dos museus como produtores de conhecimento, reflexão e novas experiências. “Queremos promover maior visibilidade, fortalecer a função cultural e histórica dos museus e proporcionar ao público oportunidades de novas vivências”, explicou.

Sobre o tema deste ano, Cristiane destacou a importância de refletir sobre acessibilidade e inclusão nos espaços museológicos. “Precisamos pensar o que nossos museus oferecem em termos de acessibilidade e como podemos melhorar nesse aspecto. Não se trata apenas de acessibilidade física, mas também de comunicação e adaptação às diversas necessidades dos visitantes. A ideia é que todos possam ter uma experiência completa, independentemente de suas limitações”, afirmou.

Confira a programação parcial divulgada pelo Siem-MS:

PROGRAMAÇÃO DO SIEM-MS

  • 23 de setembro, 17h30: Abertura oficial da 18ª Primavera dos Museus, no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho. O evento contará com um colóquio sobre “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, com a participação de Telma Nantes de Matos, subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, e Zirleide Silva Barbosa, subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas.
  • 24 de setembro, 17h às 20h: Reunião técnica com coordenadores de museus e casas de memória de Campo Grande, discutindo propostas para a criação de uma rota turística envolvendo os museus do estado. Local: Museu de Arqueologia (MuArq), na UFMS.
  • 25 de setembro, 14h: Colóquio e debate sobre “Museus inclusivos e acessíveis em MS”, no MIS. O evento abordará a necessidade de adaptação dos museus para atender a todos os públicos, com foco em treinamento de equipes e melhorias no atendimento.
  • 27 de setembro, 15h às 17h: Participação no encontro virtual da Rede de Educadores Museais (REM), onde serão apresentadas contribuições de Mato Grosso do Sul para a revisão do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM).
  • 28 de setembro, 8h às 11h30: Oficina “Acessibilidade em Museus: do Patrimônio ao Acesso”, ministrada por Felipe Sampaio, no MuArq. A oficina visa sensibilizar os participantes sobre a importância da acessibilidade e apresentar soluções práticas.

PROGRAMAÇÃO DO MIS

  • 16 a 30 de setembro: Exposição “Artistas com Deficiência que Fazem e Fluem Arte”, aberta de segunda a sábado, das 7h30 às 17h30, no MIS.
  • 26 de setembro, 9h às 11h: Workshop “Acessibilidade e Inclusão em Espaços Culturais de MS – Caminhos Possíveis”, ministrado por Ivone Ângela dos Santos, no MIS.

PROGRAMAÇÃO DO MARCO

  • 9 a 14 de setembro: O projeto Circula MARCO levará ações educativas para escolas públicas de Ponta Porã, com visitas mediadas e oficinas artísticas baseadas nas obras da artista Conceição dos Bugres, utilizando QR Code audiodescrito.
  • 23 de setembro, 9h30 às 18h: Ação educativa “Você sabia?”, com postagens no Instagram do museu sobre tecnologias assistivas para pessoas com deficiência em museus de arte.
  • 24 de setembro, 9h30: Palestra ao vivo no Instagram do MARCO com o professor José Aparecido da Costa (UFMS), discutindo tecnologias assistivas para deficientes visuais.
  • 27 de setembro, 9h30 às 18h: Ação educativa sobre o uso de QR Code audiodescrito em obras como o “Totem de Três Cabeças” de Conceição dos Bugres, disponibilizada no Instagram do MARCO.

Karina Lima, Comunicação Setesc
Foto: Larissa Marca/Setesc

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *